POTENCIAL ECONÔMICO CERVEJEIRO

Data: 07/JUL/2014

Degusta Beer & Food aposta no crescimento do mercado cervejeiro e gastronômico do Brasil com ampliação do evento em 2014

A Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte (Cobracem) e a Fagga l GL events Exhibitions, uma das maiores empresas em promoção e organização de feiras do país, estão prestes a lançar a carreira solo do Degusta Beer & Food, o primeiro festival brasileiro que se dedica especificamente à relação da cerveja com a gastronomia. Para viabilizar a programação e infraestrutura que comporta 70 expositores em uma área de 5 mil m² no Centro de Convenções Imigrantes em São Paulo e a expectativa de público em torno de 15 mil pessoas, serão investidos R$ 4 milhões.

O Degusta Beer & Food chega este ano em sua primeira edição anual e independente da Brasil Brau, feira internacional bienal de tecnologia em cerveja da qual fazia parte até 2013. O evento aposta no potencial de crescimento do consumo de cervejas especiais incorporado ao conceito &Food, que endossa a tendência de harmonização de novos sabores e estilos a diferentes propostas da gastronomia.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja, com uma produção de 13,7 bilhões de litros em 2012 e um consumo per capita de aproximadamente 65 litros anuais. De acordo com o Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos (Sipe) do Ministério de Agricultura, 232 cervejarias e 1.110 tipos de cervejas estão registrados no Brasil. Já segundo a recém-criada Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), só de microcervejarias já são cerca de 300 distribuídas por todo o território nacional, mas concentradas nas regiões Sul e Sudeste. Somente em 2013, foram abertas 30 empresas.

Para a presidente da Cobracem e curadora do Degusta Beer & Food, Cilene Saorin, o potencial de crescimento do setor já pode ser sentido no dia a dia dos consumidores. “Hoje vemos uma variedade considerável de estilos de cervejas – brasileiras e internacionais – nas prateleiras de supermercados, empórios e também nas cartas de restaurantes e bares do Brasil todo. Também percebemos mais e mais pessoas interessadas em aprender sobre a cultura cervejeira – sejam profissionais da indústria ou público final”, analisa.

Realizado pela Associação Cobracem e organizado pela Fagga | GL Events Exhibitions, Degusta Beer & Food ocupará 5 mil m² de área no Centro de Convenções Imigrantes (SP) de 1º a 3 de agosto. Segundo Victor Montenegro, diretor de negócios do festival, a ampliação do conceito e formato é calcada na experiência adquirida pela organização nos últimos anos. “Organizamos a Brasil Brau junto com a Cobracem e, em 2013, trouxemos ao Brasil pela primeira vez o Mondial de La Bière ao Rio, agora queremos firmar em São Paulo um encontro anual entre cervejarias e microcervejarias com especialistas e amantes de cervejas e gastronomia”, explica.

Para criar a programação com atrativos para os fãs e profissionais do meio cervejeiro e gastronômico foram convidados como curadores a mestre-cervejeira e sommelier Cilene Saorin e o chef e presidente da APC (Associação dos Profissionais de Cozinha no Brasil) Marcelo Pinheiro. A dupla é responsável pela criação de dezenas de temas para palestras e fóruns que vão envolver muitos dos principais especialistas das duas áreas no país.

Sobre a Fagga | GL events Exhibitions
Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, a Fagga l GL events Exhibitions é uma das maiores empresas em promoção e organização de feiras do país, responsável pela realização de mais de 20 iniciativas anuais, inclusive na Itália, França, México e África do Sul. Subsidiária do grupo GL events Brasil, operação brasileira de uma das maiores empresas mundiais do ramo de eventos, a francesa GL events, a Fagga soma meio século de experiência.

Victor Montenegro, diretor de negócios da Degusta Beer&Food, integra a equipe da Fagga| GL events Exhibitions há 20 anos e já participou da criação e planejamento de mais de 250 eventos como a Bienal Internacionais do Livro, Brasil Brau e o Mondial de La Bière. Está à frente da divisão de feiras da empresa e se diz fascinado pelo mercado de eventos, “gosto da adrenalina de acompanhar o desenvolvimento do projeto até alcançar o público final”. Inspirado na sua experiência com o Mondial de la Bière, Victor aposta no formato do Degusta Beer&Food pois acredita que a cultura cervejeira está ganhando solidez no Brasil. “Houve uma mudança no consumo da cerveja nos últimos cinco anos. Cerveja deixou de ser uma experiência de bar e passou a ser gastronômica”, ressalta Montenegro.

Sobre a Associação Cobracem
Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte é uma organização de abrangência nacional, sem fins lucrativos, fundada em 1985 e formada por mestres cervejeiros, técnicos cervejeiros, mestres malteiros, sommeliers e outros profissionais ligados aos negócios da cerveja. O objetivo da entidade é unir este grupo de profissionais com diferentes especializações para promover conhecimento técnico e relacionamento na intenção de preservar, enaltecer, consolidar e expandir este amplo espectro de negócio no país. A entidade é responsável pela idealização e realização dos eventos Brasil Brau (desde 1991), Degusta Beer (desde 2005) e Degusta Beer & Food (desde 2014).

Serviço: www.degustabeerandfood.com.br
Quando: 1º a 3 de Agosto de 2014
Onde: Centro de Convenções Imigrantes – Rodovia Imigrantes km 1,5 – São Paulo, SP
Venda antecipada de ingressos pelo site: R$ 40. No dia do evento, R$ 50

Leia também

» Degusta Beer & Food abre venda de ingressos » Segunda edição do Degusta Beer & Food acontece em julho » Brasil Brau sedia o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia
Informações & Vendas:
+55 21 2441-9100
contato@degustabeerfood.com.br
Endereço:
Rua Salvador Allende, 6.555
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ