Criatividade e inovação são apostas do mercado no segundo dia das feiras Brasil Brau e Degusta Beer & Food

Data: 17/JUL/2015

O segundo dia dos eventos Brasil Brau, feira de Tecnologia em Cervejas, e Degusta Beer & Food, espaço dedicado aos amantes da cultura cervejeira, foi marcado pela criatividade na forma, rótulo e conteúdo. Entre os destaques, harmonização de cerveja com café, frutas exóticas na produção e até chopeiras em forma de saxofone e guitarra.

O Congresso Brasileiro de Tecnologia Cervejeira teve como tema central técnicas de produção de cerveja. O alemão Roberto Biurrun abriu a grade de palestras apresentando a brassagem de forma moderna. Já o especialista Cesar Adames discorreu de forma dinâmica sobre o uso do barril de madeira na produção de cervejas, vinhos e destilados “A maturação de cerveja em barril ainda está engatinhando, mas sem dúvidas é um processo que aflora todos os aromas e sabores com menor risco de interferência”. Renato Martins ensinou a técnica de clarificação e estabilização da cerveja, enquanto Marcelo Rampazzo falou sobre como filtrar cervejas por membrana.

Entre os stands da Brasil Brau, a tradicional fabricante de chopeiras Carmona se destacou ao expor um equipamento em forma de guitarra. A personalização do equipamento é um diferencial da marca, que produz de acordo com a demanda do cliente.

Também não faltou criatividade no espaço do Degusta Beer & Food.  A cervejaria Mea Culpa, famosa pelos rótulos que representam os sete pecados capitais, atraiu o publico com um confessionário dentro do stand: quem passou por lá e se confessou, recebeu um desconto na compra da dose. No Mestre das Poções, os fabricantes vestidos de bruxos distribuem suas fórmulas mágicas e anunciam-se como a primeira cervejaria mística.

No Palco Degusta as palestras também apresentaram novas propostas ao público.  Mariana Proença, diretora de redação da Revista Espresso, e Luiz Caropresso, somellier de cervejas, apresentaram combinações de café e cerveja que deram certo. O publico degustou na hora a Hop Arabica, da Morada Cia. Etilica, e a Demoiselle, da Colorado.

O vice-campeão do mundial Sommelier de Cervejas 2013, Don Lindsay, conduziu o debate “Cervejas acidas: das caretas aos sorrisos” e mostrou o universo de combinações dos rótulos e misturas que vão além da cevada, lúpulo e levedura, e que suavizam o sabor da bebida. Caso da utilização de frutas, como a cerveja belga Framboise Lambic, equilibrada pelo uso da framboesa.

O fórum do dia foi em torno do tema “Comida de Rua: Food Truck ou Food Truque” e contou com a participação de Checho Gonzalez, idealizador do evento O Mercado, Alex Sotero, do Nero Food Truck, e Brunella Mar, proprietária do Merenda de Rua. Com mediação do René Aduan Jr, do Alma Rústica Gastronomia, o grupo contou sua trajetórias profissionais e traçou um panorama do mercado atual de comida de rua.

Encerrando o dia, o palestrante Karl Schiffner, campeão da primeira disputa mundial de Sommelier de Cervejas, em 2009, mostrou que a profissão vai muito além da combinação da bebida com um prato: “A cerveja tem competências sociais, traz felicidade e une as pessoas”, concluiu.

O evento é organizado e realizado pela Fagga | GL events Exhibitions, em parceria com a Cobracem (Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte).

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