Como organizar a sua papelada

 

A maioria das pessoas não pensa num documento importante até precisar dele. Se os seus papéis estão espalhados por todo o lado e você não tem um sistema de organização central em seu escritório de casa, você pode perder muito tempo e energia à procura de coisas. Podes até perder alguma coisa.

Com alguns passos simples, você pode organizar seus documentos de papel importantes: você vai precisar de um pequeno armário de arquivo de duas gavetas ou uma caixa de arquivo portátil pendurada, arquivos pendurados em seis cores diferentes, Manila terceiro corte, pastas de topo de tab e um cofre opcional à prova de fogo. Ou você pode comprar uma pasta grande e pastilhas tab. Agora estás pronto para começar.

Antes que você possa organizar todos os seus documentos importantes, você deve localizá-los. Às vezes é mais fácil falar do que fazer. Verifica as tuas gavetas de escritório e os papéis empilhados na tua secretária ou mesa. Verifique as pilhas de papel que entupem os balcões da sua cozinha, bem como gavetas e cestos de cozinha. Olha para a cómoda e a mesa de cabeceira do quarto. Por último, mas não menos importante, verifique a sua bolsa ou pasta para documentos importantes que você está carregando acidentalmente.

Os documentos mais importantes pertencem a uma das seis categorias seguintes. Classificar todos os seus documentos reunidos como segue:

Registos do domicílio e da propriedade: hipoteca, títulos de propriedade, projectos e recibos de melhoria da casa, manuais e garantias dos aparelhos, informações sobre o imposto sobre a propriedade, apólices de seguro da casa e manuais

Auto registros: títulos, registros de manutenção, apólices de seguro e informações, informações de empréstimo e registros de pagamento

Registos de saúde: apólices de seguro, manuais de prestações de seguro de saúde, explicação das prestações médicas, contas de médicos, listas de receitas, informações sobre contas de despesas flexíveis, recibos médicos, directivas médicas, apólices de seguro de vida

Registos financeiros: extractos bancários, declarações fiscais, registos de dedução fiscal, registos de investimento, registos de empréstimos, extractos de cartão de crédito

Registos electrónicos: contratos de telefonia móvel e manuais de equipamento; recibos de vendas e garantias para computadores, Computadores portáteis e tablets; planos e facturas de cabo e internet; recibo de vendas de roteadores sem fios e manual

Registros pessoais: Certidão de Nascimento, Certidão de casamento, certidão de divórcio, papéis de Custódia, informações de segurança social, registros de imunização, passaportes, registros de serviço militar, registros de batismo e confirmação, testamentos, plano de funeral e informações do local de enterro. Devias ter isto para cada membro da família. Se você tem animais de estimação, você também pode incluir seus documentos importantes, tais como informações veterinárias e vacinas nesta categoria.

A maioria de seus documentos importantes podem ser armazenados em um arquivo regular ou caixa portátil de arquivos Pendurados. Alguns, no entanto, realmente devem ser mantidos em um cofre à prova de fogo ou em uma opção de armazenamento fora do local, como um cofre de segurança.

Para a maioria das pessoas, os seguintes documentos seriam considerados vitais: informações de segurança social, certidões de nascimento, apólices de seguro e informações de contato do agente, testamentos, títulos de propriedade, títulos de carro, passaportes, e qualquer contrato ou acordo que exigisse uma assinatura original como solicitar DNI.

Faça uma lista mestre de todos os documentos vitais que você coloca em seu cofre à prova de fogo ou em uma opção de armazenamento fora do local.

A maioria de nós carrega informações críticas em nossa carteira todos os dias e seria seriamente inconveniente se ela fosse perdida ou roubada.

Faça cópias da sua carta de condução, cartão de doador de órgãos, Cartão(s) de seguro de saúde, Cartões de adesão para o ginásio, biblioteca, programas de fidelidade de mercearia, clubes de armazéns, etc., e, o mais importante, todos os cartões de crédito e débito (copy front and back). Guarde estas cópias com os outros documentos importantes em papel.

Fonte: https://dnibrasil.com/